segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Muita Angustia..

A espera de um transplante de medula óssea é angustiante, pois nem sempre é facil achar um doador compativel logo de cara. Minha filha está a quase 5 meses a procura e ainda nada, ás vezes penso q não vou aguentar tanta demora. Mesmo vendo q agora ela está bem e fora de perigo não fico tranquila pois sei q a medula dela ainda está doente, olho em volta e não tem nada q eu possa fazer a não ser esperar.
 Mas creio em um Deus q tudo pode e sei q ele está na frente de tudo, achar um doador compativel é dificil mas não impossível, por mais q pareça q nunca vai ter fim uma luta temos q ter sempre fé e nunca podemos desistir.



HELENA VITÓRIA


sábado, 28 de janeiro de 2012

CONHECENDO UMA CASA ABENÇOADA ....AACC.

Desde q descobri a doença da Helena muita coisa mudou em minha vida, sou de Ubatuba litoral de SP, e ela faz tratamento em SP capital, minha cidade fica a 4 horas de viagem de carro. No começo de tudo foi muito dificil pois os médicos não deixaram a Helena ir embora pra casa de jeito nenhum e tbm não podeia ficar no hospital por muito tempo, pra onde ir? Foi então q uma voluntária de uma casa de apoio AACC, consegui uma vaga pra mim e pra Heleninha.
 Uma casa abençoada q vive de doações, e recebe pacientes de todo Brasil.



          

Quando tudo começou...




HELENA FAZENDO EXAMES.....




SEMPRE SORRINDO...






NO HOSPITAL...

ANEMIA DE FANCONI...

A anemia de Fanconi (AF) é uma doença autossômica recessiva e responde por cerca de 25% dos casos de anemia aplástica, com freqüência de aproximadamente 1 caso a cada 360.000 pessoas. A doença foi diagnosticada em pacientes recém-nascidos e até com 48 anos de idade, mas a detecção em geral ocorre entre os 7-8 anos. Ainda não está bem claro o papel que mutações genéticas nos genes AF desempenham sobre as malformações, a insuficiência medular e/ou a oncogênese.

A principal causa de morte na AF é a insuficiência medular. Em segundo e terceiro lugar vêm a leucemia e os tumores sólidos (principalmente adenomas hepáticos e hepatomas). A sobrevida média dos pacientes é de 20 anos, mas vem aumentando com os avanços diagnóstico-terapêuticos, podendo chegar a 30 anos nos centros mais especializados.

A insuficiência medular costuma se manifestar ainda na infância, com petéquias, equimoses e hemorragias causadas por trombocitopenia; palidez e adinamia decorrentes da anemia; e infecções relacionadas à neutropenia. Mais de 90% dos pacientes desenvolvem pancitopenia causada pela anemia aplástica que quase sempre é fatal.


Pacientes com AF podem apresentar comprometimento do desenvolvimento pôndero-estatural ou malformações geniturinárias que resultam em tratamentos com diversos especialistas durante a infância, mas o diagnóstico de AF só pode ser determinado a partir de exames específicos.

Na maioria dos casos, o primeiro sinal de um problema hematológico é o surgimento de petéquias e equimoses, com instalação subseqüente de palidez, adinamia e infecções. Uma vez que a macrocitose em geral precede a trombocitopenia, pacientes com malformações congênitas tipicamente associadas à AF devem, no mínimo, realizar com hemograma com avaliação do volume corpuscular médio. Em cerca de ¼ dos pacientes, o diagnóstico de leucemia ou de um tumor precede o diagnóstico da AF.

Cerca de 75% dos pacientes com AF apresenta malformações, tais como alterações pigmentares cutâneas (p.ex.: manchas tipo café com leite), baixa estatura, alterações em polegares ou rádio, alterações gonadais, microcefalia, alterações oftálmicas, nefropatia, baixo peso ao nascimento, retardo no desenvolvimento e alterações na audição.

O começo...

Comecei hoje esse blog para falar um pouco do que estou passando. Há seis meses descobri q minha filha HELENA VITÓRIA  de apenas 5 anos tem uma doença rara e grave chamada ANEMIA DE FANCONI,  e ANEMIA APLASTICA. Precisa de um transplante de Medula Óssea, estamos correndo atráz de um doador pois ela não tem irmãos a familia tbm está fazendo exames mas ainda nenhuma compatibilidade. 


Essa é HELENA VITÓRIA.... Uma menina forte e cheia de vontade de viver, está há espera de algo simples... Uma medula para continuar com esse sorriso lindo no rosto.